Transforme parcerias em novas oportunidades

Transforme parcerias em novas oportunidades

O que você acha de encontrar parceiros para ações de marketing e vendas durante este período de crise? No post de hoje, vamos dar várias dicas de como encontrar e fortalecer suas parcerias de negócio e lidar com o cenário que vem pela frente. Vem conferir!

Com a chegada e a disseminação do coronavírus no Brasil, os pequenos negócios estão focados em trazer soluções inovadoras para superarem a crise. Uma delas é estabelecer parcerias com outros pequenos para estimular a solidariedade entre as empresas e colher os benefícios de atingir e atrair novos clientes.

Ao longo do post de hoje, vamos falar mais sobre esse assunto e te dar dicas para você estabelecer parcerias de sucesso com outros pequenos negócios. Vem ler!

Três principais aprendizados de hoje

  1. Fazer parcerias com outros pequenos negócios pode ser bastante vantajoso para a sua empresa nesse momento de crise. Ao longo do post, vamos falar dos benefícios que essa estratégia traz para você, como visibilidade de marca, ampliação da carteira de clientes, relacionamentos duradouros e ideias inovadoras.

  2. Estamos passando por um momento delicado para o pequeno negócio. Por isso, as parcerias são uma forma de ajudá-los a se manterem durante a crise. Muitas ações podem ser feitas em conjunto, como: produção de conteúdos ricos, lives nas redes sociais, promoções, descontos e sorteios.

  3. Duas dicas importantes na hora de fechar parcerias são: 1. traçar metas e estratégias para alcançar seus objetivos. Para isso, você e seu parceiro devem pensar o que pretendem com as ações em conjunto e o tipo de público que querem conquistar; 2. pensar em como beneficiar os dois lados. Não foque apenas nos benefícios que a parceria pode trazer para o seu negócio. Pense também em como você pode contribuir para fortalecer a marca do seu parceiro.

Parcerias entre estabelecimentos

Nestes tempos de crise, os pequenos negócios precisam buscar alternativas para preservar a saúde da empresa. Você já pensou em estabelecer parcerias com outros pequenos?

Essa é uma ótima opção para superar este momento difícil, encontrar apoio e ampliar o seu público. 

Estabelecer parcerias nada mais é do que criar ações em conjunto com outras empresas. Essas ações podem ser de marketing ou vendas, por exemplo, e visam oferecer um conteúdo ou promover um produto para um público compartilhado (tanto para os seus seguidores e clientes como para os dos seus parceiros). 

Por exemplo, você faz doces e costumava vender trufas em uma loja física. Então, por que não propor uma parceria com um restaurante que está no Rappi ou no Ifood? 

Assim, o restaurante incluiria suas trufas no cardápio disponível no app e, depois, repassaria uma parte do valor das vendas da trufa para você. Essa é uma forma simples e eficiente que oferece ganhos para os dois lados.

Existem vários outros benefícios que as parcerias podem trazer para o seu negócio. Vamos ver alguns deles agora.

Benefícios das parcerias

As parcerias são sempre bem vindas para promover a sua marca. Mas, agora, ela é bem importante para suportar os pequenos negócios. Separamos algumas vantagens de adotar essa prática:

Visibilidade

Quando a sua marca aparece vinculada à alguma outra, você atinge um novo público. Com isso, mais gente acaba conhecendo aquilo que você faz. 

Se as pessoas gostarem do seu negócio, começam a te seguir nas redes sociais e a comentar sobre os seus produtos e serviços. Se você e seu parceiro fizeram uma live no Instagram, por exemplo, o público dele entra em contato com a sua marca e pode se tornar um consumidor do seu produto. 

Assim, você amplia a visibilidade da sua marca, porque atinge um público maior. Por isso, é importante também escolher seus parceiros pensando se o público dele tem a ver com aquilo que você vende. Por exemplo, se o seu produto é uma papinha caseira, faria sentido estabelecer uma parceria com uma livraria de livros infantis.

Ampliação da carteira de clientes

A parceria exige estratégias e objetivos determinados. Um deles deve ser ampliar sua carteira de clientes. Se você expande a visibilidade da sua marca, aumenta suas chances de trazer novos clientes para o seu negócio. 

Afinal, mais pessoas vão te conhecer e, se o seu parceiro tem um público interessante para você, as pessoas certas vão entrar em contato com a sua marca. Isso já é um grande passo para conquistar novos clientes.

Ajuda ao pequeno negócio

Como falamos no início do post, este é um momento em que as pessoas e as pequenas empresas precisam se ajudar. 

Quando você oferece um espaço nas suas redes sociais ou no seu site para um pequeno negócio, você passa a fazer parte de um movimento maior de solidariedade para ajudar os pequenos. 

Essa ajuda é fundamental durante este período para que as empresas se mantenham ativas no mercado até a crise acabar.

Relações duradouras

Uma parceria que você estabelece agora pode render anos de relacionamento com a outra empresa. Assim, vocês podem pensar em ações ainda mais eficientes para fortalecer a marca de ambos. 

Isso porque, quanto mais tempo de relação, mais vocês vão saber o que funciona e o que não funciona para o seu público, podendo definir as estratégias mais certeiras e que vão trazer os melhores resultados.

Inovação

Quando você monta ações em conjunto, entra em contato com outras ideias, outros modelos de negócio e perfis de empreendedor. 

Isso pode trazer ideias relevantes para você aplicar na sua empresa, além da possibilidade de criar soluções inovadoras que, sozinho, você talvez não pensasse. Afinal, duas cabeças pensam melhor do que uma, não é?

O que fazer?

Agora que você já sabe os inúmeros benefícios que as parcerias podem trazer para o seu negócio em época de coronavírus, quais ações podem ser feitas em conjunto?

Separamos algumas ideias para vocês:

  • produzir conteúdos em conjunto (artigos de blog, ebooks, vídeos, posts em redes sociais)
  • fazer entrevistas nas lives do instagram de cada marca (falem sobre estratégias de negócio para superar a crise, contem sobre como estão adaptando os processos da empresa)
  • oferecer promoções com os produtos dos dois (como kits e vouchers)
  • descontos para clientes em comum (por exemplo, o cliente compra um batom e ganhe 15% de desconto no produto da outra marca) 
  • sorteios (o cliente compra um produto com você e participa de um sorteio promovido pelo seu parceiro)
  • divulgação recíproca nas redes sociais (como repostagem de conteúdos)

Para finalizar nosso artigo, vamos dar mais duas dicas para estabelecer parcerias de sucesso!

Dicas para parcerias de sucesso

As nossas duas dicas finais para você colher ótimos frutos da sua parceria são:

 

1. Tracem metas e estratégias claras

O que vocês querem alcançar com essa parceria? Com isso, vocês definem melhor as ações a serem realizadas. Por exemplo, se o público de vocês quer saber mais sobre como vender online nessa época de coronavírus, vale montar uma live sobre o assunto. Por isso, façam uma pesquisa prévia para entender as necessidades do momento e montar ações de marketing e vendas em conjunto e adequadas ao cenário atual.

2. Pensem em como cada um pode contribuir com o negócio do outro 

Compartilhem informações sobre os seus clientes e dados relevantes para ações mais eficientes para os dois lados. Não vale só pensar em quais benefícios a sua empresa vai tirar dessa relação. A solidariedade deve guiar as suas ações.  

Lembre-se: as parcerias de agora podem também ser as parcerias do futuro. Por isso, invista em ações em conjunto para ultrapassar a crise e fortalecer o pequeno negócio. 

Esperamos ter te ajudado a entender a importância dessas ações neste momento! Obrigada pelo papo e conte com a gente!

Vendas

Não deixe o pequeno negócio parado!

A plataforma Compre Local é um espaço para movimentar a economia e
ajudar o pequeno empreendedor a se manter na ativa.

Acesse Compre Local