Como vender mais usando o Instagram a favor do seu negócio

Como vender mais usando o Instagram a favor do seu negócio

Já que essa rede social tem tudo para ser o melhor lugar para estar presente na internet, preparamos um guia para te ajudar a divulgar o seu negócio no Instagram.

O Instagram é uma das redes sociais que mais cresceu nos últimos anos. 

Segundo um estudo, pela primeira vez na história, o engajamento de posts feitos pelas 50 maiores marcas do mundo foi maior no Instagram do que no Facebook.

Logo, podemos interpretar que as pessoas estão mais abertas a interagir e participar de conversas com empresas no Instagram do que no Facebook.

Já que essa rede social tem tudo para ser o melhor lugar para estar presente na internet, preparamos um guia para te ajudar a divulgar o seu negócio no Instagram. Vamos lá? Boa leitura :) 
 

Três principais aprendizados de hoje

  •  Se sua loja já está no Instagram, certifique-se, nas configurações, de que o perfil esteja como "Conta Profissional". Dessa forma, você tem acesso a mais recursos, principalmente de monitoramento.
  • O Instagram é uma das redes sociais com mais recursos diferentes. Alguns deles são: Stories, Destaques, IGTV, Vídeo ao Vivo e Loja. É importante conhecer cada um deles para entender quais funcionam melhor para o seu negócio.
  • Instagram não é o melhor lugar para textão. Se o seu negócio depende de textos longos, terá que redobrar sua atenção nessa rede social. Conheça as limitações para legendas, links e descrição de perfil.
     

Como vender mais com o Instagram

Além de ser uma das melhores redes sociais para compartilhar fotos e vídeos, o Instagram oferece diversos recursos que podem ser usados estrategicamente para para divulgar o seu negócio. Você conhece todos eles?

  • Botão de Contato: Essa é uma das principais funcionalidades do Instagram para Empresas, ou seja, para perfis de "Conta Profissional". Clicando nele, o usuário verá três funções: Ligar, E-mail e Como Chegar. 
    Dessa forma, você elimina todas as barreiras para que o cliente possa encontrar e falar com sua empresa. Basta cadastrar seus contatos e esperar que falem com você. Veja aqui como colocar o WhatsApp e facilitar ainda mais o contato.

  • Instagram Stories: Muito parecido com o Snapchat, esse recurso permite o compartilhamento em tempo real de imagens e vídeos que desaparecem após 24 horas. 

    O mais legal é que você pode usar emojis, boomerang, filtros, desenhos, enquetes e caixinhas de perguntas, entre outras coisas. Devido ao seu formato mais dinâmico, ele permite criar uma relação mais intimista com os seguidores. 

    É possível mostrar o que está acontecendo, basicamente em tempo real, para que os usuários sintam-se parte do dia a dia do negócio. Confira aqui algumas dicas publicadas no site do Pequenas Empresas & Grandes Negócios sobre uso do Stories para empresas.

  • Destaques: Depois que um Stories for publicado, você pode salvá-lo como Destaque, para que ele fique aparecendo no seu perfil. Sabe aquelas bolinhas que ficam logo abaixo da descrição de perfil e em cima das fotos? 

    Então, chamamos elas de Destaques. Criar um Destaque é muito simples e o ideal é que você pense na melhor forma de usar esse recurso para o seu negócio. Pense nesse recurso como um "Cardápio da sua marca".

    Por exemplo, se você tem um bar, você pode criar os seguintes Destaques:
    - Nome do Destaque: Cervejas. Conteúdo: fotos das cervejas que estão no cardápio com os preços.
    - Nome do Destaque: Drinks. Conteúdo: foto dos drinks com os nomes e preços de cada um.
    - Nome do Destaque: Petiscos. Conteúdo: foto das opções de petisco com os respectivos preços.
    - Nome do Destaque: Happy Hour. Conteúdo: vídeos do seu bar em momentos de happy hour (ou seja, pessoas interagindo no ambiente, bebendo e conversando) e informações de endereço e horário.

    Ah, não se esqueça de caprichar na escolha da capa de cada Destaque e de colocar um nome curto para cada um deles. 

  • IGTV: Podemos chamar o IGTV de "TV do Instagram". Lançado em 2018, é uma plataforma de vídeos mais longos, de até 60 minutos. Entretanto, apenas algumas contas estão liberadas para publicações de até 1 hora. A maioria das contas consegue publicar vídeos de até 10 minutos. 

    O IGTV é uma boa alternativa para publicar vídeos que antes só eram vistos no Youtube, mas você deve entender se ele é um bom recurso para o seu negócio ou não. Por exemplo, se você tem um restaurante, você pode publicar o vídeo de uma receita no IGTV. Mas, por outro lado, se seu negócio for uma loja de móveis, talvez esse recurso não faça sentido para você.

  • Vídeo ao vivo: Fazer um vídeo ao vivo é simples! Você segue o mesmo caminho do Stories, mas escolhe a opção "Vídeo Ao Vivo". Essa é uma ótima opção, por exemplo, para divulgar o evento de lançamento de uma nova loja. 

  • DM (Mensagens Diretas): Com as mensagens do Instagram fica mais fácil conversar com seus seguidores. Você pode responder Stories de seguidores que marcaram seu perfil ou apenas responder mensagens que te enviam. 

    Algumas pessoas preferem mandar esse tipo de mensagem privada do que deixar comentários em posts. Se certifique de responder o mais rápido possível para que ninguém fique sem retorno.

  • Notificações de publicação: Você sabia que é possível receber notificações sempre que um perfil publica algo? Incentivando seus seguidores a ativar essa funcionalidade, você garante que eles vejam todas as suas publicações, assim que você posta. 

    Veja aqui como ativar esse recurso. Ensinar seus seguidores a fazer isso pode ser uma boa ideia. Depois, é só garantir posts interessantes e relevantes e aproveitar o engajamento!

  • Loja: Se você vende pela internet e já possui uma Loja no Facebook ou um catálogo de produtos no gerenciador de negócios, você está a um passo de vender pelo Instagram! Esse recurso é interessante porque os seguidores conseguem clicar direto na foto do produto e, em seguida, comprá-lo online. Para começar a fazer isso, siga esse passo a passo

    Mas, fique tranquilo: se você não faz vendas pela internet, o Instagram continua sendo uma ótima rede social para divulgar o seu negócio. Inclusive, você pode informar na descrição do seu perfil que vende e faz entregas em casa, apesar de não ter uma loja online. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, você não precisa vender direto pelo site. Você pode publicar as fotos das roupas no site ou Instagram e oferecer a possibilidade de pagamento na entrega do produto. Porém, como tudo na vida, as redes sociais possuem lados positivos e negativos. Você já conheceu os principais benefícios do Instagram, agora saiba quais são os pontos de atenção.


Pontos de atenção ao usar o Instagram

  • A legenda dos posts deve ser pequena: Apesar da legenda comportar mais de 2.000 caracteres, apenas as primeiras palavras aparecerão. Para ler tudo, a pessoa deverá clicar em "mais" e, só assim, o restante do texto aparecerá. Ou seja, essa não é a melhor rede social para textos longos.
  • Monitoramento: Diferentemente do Facebook, que proporciona relatórios completos sobre o perfil da sua empresa, o Instagram é mais limitado.
    Entretanto, com o perfil de "Conta Profissional", ou seja, com o Instagram para Empresas, você tem acesso a métricas diferenciadas, que foram chamadas de Insights. Elas permitem acompanhar o desempenho do perfil do seu negócio. Estamos falando de:
    - Impressões: monitora o total de visualizações das suas publicações;
    - Alcance: monitora o número de usuários que visualizaram suas publicações;
    - Visualizações de perfil: monitora o total de visualizações do perfil da sua empresa;
    - Cliques no site: monitora a quantidade de usuários que foram redirecionados ao seu site a partir do Instagram para Empresas;
    - Seguidores: monitora diversos aspectos do perfil dos seus seguidores, inclusive o horário em que são mais ativos, gênero e faixas etárias;
    - Principais publicações: monitora as publicações para determinar quais tiveram mais visualizações
    Monitorar os resultados das suas publicações é essencial, porque pode te fazer entender melhor o seu público, investir no tipo de comunicação que traz mais interesse nos produtos e, consequentemente, conseguir mais vendas.
    Saiba tudo sobre o recurso Insight aqui. Para fazer um acompanhamento mais completo, sugerimos que você use alguma das ferramentas que indicamos no último texto
  • Perfil: Atualmente o limite de caracteres para o texto de descrição do perfil no Instagram é 150. Ou seja, se você gosta de fazer textão para falar sobre o seu negócio, não vai conseguir. Seja o mais objetivo possível na descrição do seu perfil. Vá direto ao ponto e fale apenas o necessário.
  • Uso de link: Você já deve ter percebido que não dá para colocar link em legendas de posts no Instagram, certo? Quer dizer, até dá, mas o link não fica "clicável". Por isso, é comum colocar o link na bio (ou seja, no perfil). Para vincular o link a algum post, basta sinalizar na legenda, incentivando que as pessoas cliquem no link que está no perfil.

Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens, confira algumas boas práticas para usar o Instagram para sua empresa.

Como usar o Instagram pra divulgar sua loja

  • O perfil deve ser Profissional. Lembre-se de trocar agora mesmo, caso ele ainda esteja como Pessoal. Fazer isso é simples! Siga as coordenadas:
  1. Acesse as configurações de perfil no Instagram;
  2. Toque em "Conta";
  3. Agora clique em "mudar para conta profissional";
  4. Escolha a opção "Empresa";
  5. Selecione uma categoria que define o seu negócio;
  6. Escolha as opções de exibição do perfil;
  7. Se o perfil ainda estiver privado, autorize a conta se tornar pública.
    PRONTO!
     
  • Crie a localização da sua loja. Podemos dizer que criar localização no Instagram é uma forma gratuita de divulgação, pois os usuários, ao postarem marcando a localização da sua empresa, acabam divulgando aos seguidores deles — que não necessariamente seguem a sua loja — onde eles estavam. 
    Além disso, muitas pessoas fazem pesquisas sobre lojas e negócios locais no Instagram e ter uma localização na rede pode trazer clientes de forma orgânica, já que ela indica locais que atendem aos critérios da pesquisa. Além disso, segundo estudos, postagens com uma localização têm engajamento 79% maior do que posts sem marcação de local. Veja aqui como criar uma localização.
  • Tenha uma frequência de postagem definida. É super importante manter uma consistência de posts. Não importa se são 3 vezes na semana, todos os dias ou um por semana. Mas é essencial que você tenha uma frequência de posts que mantenha sua página atualizada. É comum que as ferramentas de gestão que citamos anteriormente ofereçam também a opção de agendamento das publicações.

  • Saiba qual é o melhor horário para postar. É possível estudar o comportamento dos seus seguidores na funcionalidade Insights, que citamos aqui. Lá você encontra o perfil dos seus seguidores e os horários de pico de acesso à sua página. 

    De qualquer forma, existem alguns horários mais aconselháveis, como próximo ao horário de almoço, logo pela manhã ou no fim da tarde. Mas essas teorias são completamente relativas, já que vai depender do segmento da sua empresa, do tipo de produto que você vende e do seu perfil de seguidores. Por isso, é importante que você acompanhe suas próprias métricas.

  • Faça sorteios e promoções de vez em quando. Divulgar promoções nos Stories e criar sorteios no feed são formas interessantes de gerar engajamento e divulgação. Se você estiver na dúvida sobre qual seria o melhor tipo de promoção ou sorteio para fazer, que tal usar aquele recurso de "caixinha de perguntas" do Stories? Pergunte para os seus seguidores que tipo de promoção eles querem da sua loja. Se optar por fazer um sorteio, veja aqui os melhores apps para isso.

  • Não esqueça de garantir que as publicações vão ter a cara da sua loja e da sua marca! Assim você cria uma identidade e os clientes, ao verem os posts, já vão logo associar ao seus produtos.

Na internet quase nada se cria, porque quase tudo se copia. Então vamos nos inspirar um pouquinho? 

Bons exemplos de Instagram de empresas

Muitas marcas estão mandando bem no Instagram e vale ficar de olho para ativar a criatividade. Poderíamos indicar aqui vários perfis de marcas grandes e famosas para você fuxicar, mas esse seria o caminho mais fácil e menos interessante. Afinal, estamos falando de empreendedor para empreendedor, certo? Então separamos alguns perfis bem legais para você dar uma olhada! E, o melhor: todos são empreendedores e clientes Stone! 

Para sua inspiração ser produtiva, sugerimos que você observe: 

  • A imagem do Perfil / Avatar;
  • O nome do perfil;
  • A descrição do Perfil;
  • Os tipos de posts do Feed;
  • A organização dos Destaques;
  • A frequência de posts;
  • A interação com os seguidores nos comentários. 

 

Ah, separamos por tipo de segmento para facilitar a sua pesquisa:

  1. Restaurante: 
    Sanduba do Careca: @sandubadocareca

  2. Bar:
    Jobi: @bar_jobi

  3. Vestuário (marca):
    Mork: @morkstore

  4. Café:
    Maricota Café: @maricotaconfeitariaecafe

  5. Salão:
    Level Salão & Spa: @levelsalaospa

4 dicas para divulgar o seu negócio usando o Instagram


Já falamos sobre os pontos negativos e positivos do Instagram, mostramos as melhores práticas, indicamos alguns perfis para você se inspirar… agora chegou a hora das 4 dicas de ouro para você arrasar no Instagram:

  1. Caractere invisível para pular linha em legendas do Instagram: Já tentou pular linha na hora de escrever uma legenda no Instagram? Nem sempre dá certo, né? Temos uma dica: Basta colar o que estiver entre aspas aqui " ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀".
  2. Encurtador de link: Falamos aqui algumas vezes que Instagram não é lugar de textão, né? Então, se liga nessa dica: use o site bit.ly para encurtar gratuitamente o link que você quiser postar. Além de encurtar o link, o Bit.ly te dá informações como: quantidade de cliques e perfil de geolocalização das pessoas que clicaram.
  3. App para criar sua logomarca: Seu negócio ainda não tem uma logomarca e você quer criar uma para usar de Avatar? Temos uma boa dica! Clique aqui para criar sua marca online. O site não cobra nada para criar e, se você gostar, você pode comprar a sua logomarca para usar de diversas formas. Comprando ou não, é uma ótima opção para ter ideias.
  4. Os melhores aplicativos de apoio: Quer criar imagens legais para postar no feed? Confira aqui uma lista dos 15 melhores apps que fazem isso para você. Além de criar imagens, alguns aplicativos podem te ajudar a editar vídeos, repostar posts de seguidores ou fazer montagem de fotos, por exemplo. 

Para fechar, vamos contar um pouquinho da história do Instagram e ressaltar algumas curiosidades sobre essa rede social que não para de crescer!

Você sabia que o Brasil tem participação na criação do Instagram? A rede social foi criada em 2010 pelo norte-americano Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Kriger, ambos engenheiros. No mesmo dia do lançamento, o aplicativo era o mais baixado na Apple Store e, em dezembro do mesmo ano, já tinha mais de 1 milhão de usuários.
Apenas 1 ano depois do seu lançamento, em 2011, a empresa que antes tinha 6 funcionários, já possuía 10 milhões de usuários na rede. Em 2012, após o lançamento da versão para Android, o Instagram foi comprado pelo Facebook por 1 bilhão de dólares. 

Top 3 de curiosidades do Instagram

  1. Primeira foto postada: a primeira foto postada no Instagram foi a do cãozinho de um dos donos. Dolly, o cão, aparece olhando para cima, do lado do pé do Kevin Systrom. Veja aqui! 
  2. Foto mais curtida: a foto mais curtida no Instagram tem mais de 54 milhões de likes e é… um ovo! Bizarro, né? Confira a lista das 10 fotos mais curtidas no Instagram.
  3. Perfil com mais seguidores: o próprio Instagram possui mais de 332 milhões de seguidores e está a frente de todos os outros perfis do mundo. Mas tem outros vários perfis com muito seguidores! Confira aqui a lista do top 15 perfis mais seguidos.

Curtiu? Esperamos que sim! Deixe seus comentários aqui e fique de olho porque nosso próximo papo será sobre Facebook.

Obrigada pelo papo e estamos juntos.

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