Como divulgar o seu negócio no Facebook

Como divulgar o seu negócio no Facebook

Usar o Facebook para divulgar o seu negócio é uma das melhores formas de gerar oportunidades de vendas e tornar a sua marca conhecida. Vem ver como!

Já falamos aqui sobre a importância do Facebook na história das redes sociais e até mesmo da internet como um todo, né? 
E não é à toa: além de reunir, em um lugar só, quase tudo que um usuário de redes sociais precisa, o Facebook também é ótimo para as empresas. Usar o Facebook para divulgar o seu negócio é uma das melhores formas de gerar oportunidades de vendas e tornar a sua marca conhecida.

Quer saber por que estar no Face pode ser bom para o seu negócio? Então continue lendo o texto de hoje, porque o papo vai te ajudar bastante! 
 

Três principais aprendizados de hoje:

  • O Facebook é a maior rede social do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários. No Brasil, quase 98% das empresas estão no Facebook. É importante que o seu negócio esteja presente nessa rede social, né?
  • Uma das maiores vantagens do Facebook para o seu negócio é a personalização da página. Muita gente opta por não criar um site para a empresa e, em vez disso, criar uma página no Facebook. 
  • Ter uma página no Facebook é diferente do que ter um perfil. Para as empresas, é essencial que você crie uma fanpage (ou página do Facebook). Diferente de perfis, as fanpages são espaços que reúnem pessoas interessadas sobre um assunto, empresa ou causa.

Divulgar o negócio no Face: conheça as vantagens e desvantagens

Vamos começar ressaltando alguns dos principais benefícios do Facebook para a sua empresa.
 

  • É a maior rede social do mundo: quase todas as marcas e grande parte das pessoas do mundo estão lá e, apesar da concorrência por atenção lá dentro, o volume de procura é gigantesco. Ou seja: muita oportunidade de venda!
  • Você pode personalizar sua página: no Facebook é possível escolher uma imagem não só de perfil, mas de capa. Chamamos de capa aquela imagem que fica no topo da página. Além disso, você pode fazer um texto relativamente longo de descrição, vincular outras redes sociais ao Facebook e usar botões disponíveis, como "Entrar em Contato", "Saiba Mais" ou "Cadastre-se". Criar um botão é simples! Veja como fazer isso:
  1. Vá até a foto de capa da sua página e clique em “Criar uma chamada para ação”;
  2. Escolha uma das opções e insira a URL desejada;
  3. Clique em “Criar”. Pronto!
  • Dá para usar os grupos ao seu favor: todo mundo sabe que existem grupos no Facebook, mas nem todo mundo usa os grupos para divulgar seu negócio de forma inteligente. Você pode fazer isso pesquisando os melhores grupos para divulgar sua empresa e postando neles de vez em quando. 
    Mas, atenção: cuidado para não postar muitas vezes e acabar sendo expulso do grupo ou sendo visto como "chato". Alguns grupos, inclusive, proíbem esse tipo de post. Uma dica legal é fazer um post com seu perfil pessoal oferecendo algum tipo de conteúdo vinculado à sua página, ou seja, uma divulgação mais sutil. 
    Por exemplo: se você tem uma loja de bolos e postou uma receita recentemente na página do Facebook da sua empresa, divulgue o post em algum grupo que fale sobre receitas.
  • A rede é vinculada ao Instagram: como já falamos aqui, o Facebook pode ser vinculado ao Instagram e ao Youtube, por exemplo. A vantagem disso é que você pode replicar posts de uma rede para a outra. 
    Por exemplo: se você posta algo no Instagram, você pode escolher que o mesmo post vá para o Facebook. Apesar de ser um recurso legal, não aconselhamos que você faça isso com todos os posts! É importante ter uma diferenciação de conteúdo entre as redes sociais que você usa. 
  • Textos mais longos e uso de links: apesar da limitação de caracteres existir, ela é muito menos rígida do que no Instagram e Twitter, por exemplo. As legendas dos posts do Facebook podem ser relativamente grandes e a descrição do perfil também. 
    Embora não seja aconselhável usar textão em nenhuma rede social, isso é positivo porque dá mais liberdade para um post ou outro que você queira escrever mais do que o normal. Além disso, o Facebook reconhece links e quando você digita algum, ele fica automaticamente clicável.
  • Facebook Messenger: uma pesquisa feita pelo próprio Facebook, mostrou que a maioria das pessoas gosta de enviar mensagens para empresas e que isso gera mais confiança na hora da contratação de um serviço ou compra de um produto. 
    Por ser um canal direto de comunicação, o ideal é que você responda às mensagens do Facebook Messenger até 24 horas depois que elas foram enviadas ou coloque uma resposta automática que pode ser enviada no mesmo instante para a pessoa que falou com você.
  • Os relatórios sobre a página são ótimos: o Facebook Insights serve para mostrar como está o desempenho da sua página junto aos usuários. Com essa ferramenta, é possível descobrir como está o engajamento da página, quais são os posts mais populares e uma série de outras informações importantes. 
    Com elas, você poderá criar conteúdos novos e encontrar a melhor linguagem para conversar com o público para melhorar os posts e, consequentemente, as vendas.

São muitas vantagens, né? Mas, calma! A maior rede social do mundo também tem algumas desvantagens. Conheça 2 delas:  

  • Atualmente, a rede está um pouco saturada: apesar de ser considerada a maior rede social do mundo, o Facebook hoje em dia é considerado por algumas pessoas como "ultrapassado". Com a ascensão de novas redes sociais e o Facebook ficando cada vez mais "cheio", algumas pessoas optam por divulgar suas lojas em outras redes sociais ou em investir em um bom site. 
    Além disso, o algoritmo do Facebook (recurso que, basicamente, organiza e ordena quais posts você acompanha no seu feed de notícias) prioriza cada vez mais os posts orgânicos de perfis mais próximos de você e/ou de páginas que investem em anúncios. Dessa forma, os posts orgânicos de empresas ganham pouca visibilidade na rede.
  • Você não pode seguir pessoas: diferentemente do Instagram, por exemplo, onde você consegue seguir outros perfis de pessoas e empresas, no Facebook, se você tem uma página, não consegue fazer isso. Uma alternativa é você convidar amigos do seu perfil pessoal do Facebook para curtir sua página. Vamos falar mais sobre isso aqui no texto já já!

9 dicas pra ter um bom desempenho no Face

Agora que você já conhece algumas vantagens e desvantagens de ter seu negócio no Facebook, confira nossas 9 dicas essenciais para ter um bom desempenho na rede. Afinal, de nada adianta estar presente nela sem engajar os usuários ou criar uma imagem positiva da sua marca. 

  1. Tenha uma página e não um perfil: Se você está começando do zero, clique aqui para criar sua fanpage. Se quer entender mais sobre a importância de ter uma página em vez de um perfil, confira aqui essa matéria.
  2. Planeje-se e agende posts: O próprio Facebook permite que você agende posts em vez de postar na hora. Essa é a melhor opção se você for trabalhar com planejamento - que é o que indicamos sempre! O ideal é que você planeje, por exemplo, 3 posts por semana, mas que possa programá-los com antecedência de uma vez só. Dessa forma, você poupa tempo e garante o melhor horário da postagem.
  3. Dê atenção especial a produção de vídeos: A produção de vídeos vem ganhando atenção especial do Facebook já faz tempo. Ou seja, se quiser ter sucesso no Facebook, engajar os usuários e aumentar o seu alcance orgânico use vídeos! 
    Existem várias formas de fazer isso, sendo que a mais simples envolve apenas compartilhar links para vídeos que você tenha publicado no YouTube ou em outro site. Mas vale a pena dar uma atenção especial a 2 formas, que são as preferidas pelo Facebook: vídeos postados direto pelo Facebook e transmissões ao vivo, também feitas direto do Facebook.

  4. Use emojis e GIFs: Posts no facebook pedem uma linguagem mais informal e próxima do usuário / seguidor / cliente. Ou seja, está liberado usar emojis e GIFs nos conteúdos! Mas vale lembrar que tudo é uma questão de bom senso e nada em exagero funciona bem. Escolha de 1 a 3 emojis no máximo por post e opte por usar GIFs que tenham a ver com o seu público-alvo, apenas em momentos específicos.

  5. Fixe postagens importantes.
    O Facebook permite que você deixe posts fixos no topo da sua página. Isso é super válido, por exemplo, se você quer deixar o seu cardápio, suas promoções ou as informações de horários de funcionamento sempre a vista.

  6. Responda todos os comentários e não apague nenhum: Já falamos algumas vezes aqui sobre a importância da interação com usuários, clientes e seguidores. No Facebook não poderia ser diferente! Sempre responda, o mais rápido possível, todos os comentários e mensagens. 
    É aconselhável que você não apague nenhum comentário, mas vale lembrar que se o comentário for uma ofensa ou infringir qualquer tipo de lei ou regra, você pode fazer isso (e ainda denunciar). 

  7. Descubra os melhores horários para postar: Existem alguns estudos que indicam as melhores horas para postar nas redes sociais. Entretanto, o ideal é que você estude o comportamento da sua própria página e identifique esses horários ideais. No Facebook, você pode fazer isso pelo Facebook InsightsOutras ferramentas também ajudam na gestão do engajamento dos seus seguidores, como a MLabs.

  8. Use o formato ideal para as imagens dos posts: Você sabia que existem formatos ideais para postar imagens nas redes sociais? Confira aqui essa matéria super recente que cita todos eles
  9. Divulgue os eventos da sua empresa: O Facebook ainda é um dos melhores lugares para divulgar eventos. Lá, você consegue criar o evento, personalizar a página e convidar as pessoas, que confirmam presença e podem até comprar os ingressos, se for o caso do seu evento ser pago.

Que marcas estão mandando bem no Facebook hoje em dia?

Segundo um estudo feito em 2019 divulgado pela EXAME, as marcas que mais conseguiram se comunicar com os consumidores no Facebook foram: Hotel Urbano, Samsung e Netflix.

Essas marcas tiveram um grande número de likes, comentários ou compartilhamentos da página e/ou dos posts. Ou seja, tiveram um ótimo engajamento com os usuários.

Estude, fuxique e confira as páginas de cada uma dessas empresas. Quando fizer isso, sugerimos que você observe pontos como:

  • Frequência de posts;
  • Tipo de posts;
  • Interação com os usuários (como respondem comentários);
  • Personalização da página;
  • Descrição do perfil.

Como estamos falando de empreendedor para empreendedor, também trouxemos algumas indicações de páginas dos nossos clientes, que estão inovando no Facebook e mandando muito bem: Bel Trufas, Dona Benta e Hastenreiter Cafés Especiais são apenas alguns deles. Confira todas as páginas que indicamos:

  1. Hotel Urbano
  2. Samsung
  3. Netflix
  4. Bel Trufas
  5. Hastenreiter Cafés Especiais
  6. Dona Benta

Chegou a hora de dicas de ouro!

Assim como fizemos no papo sobre Instagram, chegou a hora do Facebook! Confira as nossas 3 dicas de ouro para arrasar na divulgação do Face:

  1. Dicas essenciais para fazer uma ótima Live;
  2. Como criar um GIF para postar no Facebook;
  3. Convide seus amigos do Facebook para curtirem sua página.

Lembre-se: algumas das dicas de ouro que demos para o Instatambém valem para o Facebook! Como o app para criar sua logomarca e o encurtador de link, por exemplo. Que tal dar uma relida nessa parte do outro texto?

E quem não gosta de uma boa história?

Para fechar, vamos desvendar algumas curiosidades sobre a maior rede social do mundo?

  • Quais foram as marcas compradas pelo Facebook? Instagram, WhatsApp, Oculus (os óculos de realidade virtual) e outras. Confira a lista aqui na matéria da EXAME.
  • Quantos usuários existem no Facebook? Cerca de 2,5 bilhões. Muita gente, né? Nós já falamos sobre isso aqui no blog, no nosso texto sobre redes sociais Confira novamente aqui!
  • Você já viu o filme "A Rede Social", sobre o Facebook e Mark Zuckerberg? Ele está disponível na NetflixAssista para conhecer um pouco mais sobre a história da criação dessa rede social e do seu criador. Tudo começa com uma brincadeira e acaba se tornando um negócio milionário!
  • Qual é a página mais curtida do Facebook? Segundo um estudo da Forbes feito em 2019, a página do próprio Facebook sai na frente, com cerca de 113 milhões de curtidas.Confira a lista do top 10 aqui.

E aí, já está fera no Instagram e no Facebook? Conta pra gente como tem sido a experiência de divulgar seu negócio nas redes sociais e fique ligado nos próximos posts aqui do blog. Estamos preparando ainda mais conteúdos para você arrasar nas vendas.

Falando nisso: boas vendas! Até breve.

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